Museu vai manter buraco que ‘engoliu’ oito Corvette

Os fãs de automóveis desportivos, e do Chevrolet Corvette em particular, ficaram estupefactos quando em Fevereiro um buraco num museu, nos Estados Unidos, ‘engoliu’ oito exemplares do carro icónico. No entanto, tal como no caso do quadro do Ecce Homo ‘restaurado’ por uma idosa em Espanha, há dois anos, a tragédia trouxe multidões de visitantes…

Fica em Bowling Green, no Kentucky, e tem em exposição 121 Chevrolet Corvette, um dos carros desportivos mais famosos dos Estados Unidos e mesmo do mundo. A 12 de Fevereiro o Museu Nacional da Corvette oito dessas preciosidades, entre clássicos, edições especiais e protótipos, foram engolidos por um inesperado buraco que se abateu, com mais de 18 metros de diâmetro.

No entanto, os visitantes apareceram em muito maior número (mais 59% desde Março), as receitas também (mais 65%) e até os coleccionadores de Corvette interessados em expor os seus exemplares naquele museu. Devido a essa fama inesperada, a direcção do espaço decidiu manter grande parte da cratera e reconstruir a exposição em torno da mesma a partir de Setembro. A abertura vai ter 13,7 metros de comprimento, 7,6 de largura e 9 de profundidade.

O objectivo, segundo os responsáveis do museu, é também explicar às pessoas como aconteceu este acidente e educar sobre este tipo de buracos em geral.

emanuel.costa@sol.pt