É esta a premissa que está por detrás da plataforma 32 | 64 | 90, desenvolvida pela agência criativa inglesa Uniform, e que procura dar um outro olhar sobre o Mundial de Futebol a decorrer no Brasil.
O desafio foi lançado a 32 criativos, provenientes dos 32 países inicialmente em competição. Vestindo a camisola de cada selecção, os profissionais têm 90 minutos para produzir uma obra que ilustre cada uma das partidas em que o seu país de origem participe. Após o apito final, os dois trabalhos são apresentados lado a lado no site.
Apesar de já estar fora da competição, Portugal esteve representado pelo director criativo da agência Sumo, Carlos Abreu, cuja última obra, a propósito do Portugal-Gana, foi um ecrã de uma máquina de jogos de arcada onde se pode ler um irónico Game Over – Insert Coin in 4 Years.
A ideia é que, a 13 de Julho, após os 64 jogos da competição, estas obras reflictam as derrotas e vitórias e o caminho de cada Selecção no Mundial. Um olhar diferente sobre a paixão do futebol.
Posteriormente, este projecto será transformado num livro e numa colecção de cartazes que será leiloada e cujas receitas reverterão a favor de uma instituição de caridade ainda não divulgada.