O estudo, de autoria da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, comparou os inquéritos realizados em 2012 com os de 2013, num total de 4577, e concluiu que, em 2013, o carnaval rendeu 10 milhões de euros ao comércio local.
Se entre os visitantes o gasto médio per capita subiu de 82 euros em 2012 para 101 euros em 2013, este foi ainda mais significativo entre os figurantes, que gastaram 140 euros, contra os 108 euros de 2012.
"O impacto global do carnaval tem tendência a crescer de ano para ano". Além da rentabilidade para o comércio local, que nesses dias aumenta as vendas em 30%, há também mais visitantes, explicou Francisco Dias, coordenador do estudo, apontando para um "aumento da assiduidade e da fidelização de visitantes".
Dos inquiridos, 52,6% foram todos os dias e 76,8% entraram no corso do evento, que em 2013 registou 350 mil visitantes.
As matrafonas, os carros alegóricos conhecidos pela sátira político-social e os grupos de animação são as atracões mais apreciadas.
Para divulgar o carnaval de 2013, foram produzidas 403 notícias, que chegaram a 78 milhões de pessoas e que valorizaram em 15 milhões de euros o impacto mediático do evento, contra os cinco milhões de 2012.
A organização do carnaval, que se prepara para o carnaval de verão na praia de Santa Cruz no dia 12, divulgou que o "amor" é o tema do carnaval que se realiza de 13 a 18 de Fevereiro de 2015.
Lusa/SOL