Sim, é isso mesmo. A probabilidade de encontrar um carro ‘acabado de sair do stand’ e este ser um BMW, Mercedes, Audi, Land Rover, Jaguar ou Porsche, entre outros nichos de gama alta, como os compactos de estilo Mini, os executivos Lexus é bastante elevada. Estas marcas valem um quarto das vendas de ligeiros de passageiros e algumas estão entre as que mais subiram este ano, casos da BMW (44,2% de subida e 5.726 unidades vendidas até Julho), da Mercedes (49,7%, 5.395), da Porsche (77,7%, 199) e da Lexus (156,9%, 149).
No entanto, a Renault continua líder destacada no mercado, com 9.218 unidades, seguida da Volkswagen (6.975) e da Peugeot (6.696). Ao todo, os ligeiros de passageiros somaram vendas de 75.787 unidades até Junho, contra apenas 55.032 em igual período de 2013.
Segundo os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal divulgados esta segunda-feira, as vendas de ligeiros de passageiros subiram menos em Junho – 23,6% – face ao mesmo mês de 2013. No entanto, com os aumentos inesperados nos meses anteriores, o crescimento semestral ficou em 37,7%. A ACAP alerta que “o mercado continua a manter-se abaixo dos níveis registados em anos anteriores a 2012” e que “o volume de vendas observado no mês de Junho situa-se claramente abaixo da média dos últimos dez anos”. Não deixam de ser, contudo, sinais positivos para o sector.
Por outro lado, se aos carros de passageiros juntarmos os comerciais ligeiros, a subida do mercado já passa para 40,4%, isto porque os automóveis de carga registaram uma subida de 60,4% nestes seis meses de 2014, e nem sequer abrandaram as vendas em Junho (59%). Venderam-se 11.932 pequenos comerciais, contra 7.440 no ano passado. As empresas estão a renovar a sua frota de trabalho com os primeiros indícios de melhoria da economia, pelo que muitos dos novos veículos de passageiros também poderão estar associados a empresas ou ao segmento de rent-a-car.