A outra Kardashian

Ao mesmo tempo que o mundo se entretinha a saber pormenores do casamento de Kim Kardashian com Kanye West, um outro elemento da família da saga televisiva ia dando cada vez mais nas vistas. Kendall Jenner, hoje com 18 anos, tinha apenas 12 quando começou a ver a sua vida nos ecrãs de televisão, em…

Há cerca de um mês, o seu vestido para a gala do Met foi ainda mais elogiado do que o da irmã Kim. Depois apareceu em topless numa produção fotográfica para a Interview Magazine, que foi alvo das mais acesas discussões. Antes, já tinha desfilado nas semanas de moda de Paris e Nova Iorque, para marcas como a Chanel, a Givenchy e a Marc Jacobs, e foi escolhida para uma produção fotográfica na Vogue francesa. No entanto, foi o vestido que escolheu para desfilar na passadeira vermelha da gala Much Music Video Awards – que apresentou ao lado da irmã mais nova, de 16 anos, Kylie – que fez com que todas as cabeças se voltassem. O modelo do criador italiano Fausto Puglisi tinha duas rachas tão pronunciadas que deixava à mostra os ossos da bacia da jovem de 18 anos. “Porquê ter uma racha quando podemos ter duas?!”, escreveu no seu Instagram.

Nada que tenha preocupado Kendall, cada vez mais uma it girl, um ícone do estilo. Mas este foi um longo caminho: desde a pré-adolescente que começou a aparecer nas passadeiras vermelhas com vestidinhos infantis à jovem mulher que aparece com um vestido que não deixa espaço para a imaginação.

Kendall Nicole Jenner nasceu a 3 de Novembro de 1995, em Los Angeles. Filha de Bruce Jenner e Kris Jenner, é meia-irmã de Kourtney, Kim, Khloé e Rob – os Kardashians, filhos do primeiro casamento de Kris, que deram nome ao programa de televisão. “Fui sempre uma pessoa tímida, por isso, toda a atenção em torno da minha família começou por ser muito estranha para mim. Mas saímos da casca e hoje em dia gosto que vejam como cresci”, disse à Teen Vogue sobre ter a sua vida na televisão.

Logo com 14 anos, dois anos depois de o programa ter arrancado, assinou contrato com a agência de modelos Wilhelmina e, pouco depois, protagonizava a sua primeira campanha, para a marca de roupa norte-americana Forever 21. Ser manequim foi sempre o que desejou. “Sempre quis ser modelo. Estava sempre a olhar para as top models e elas eram as minhas super heroínas”.

Nos últimos dois anos foi também comentada por ter namorado com Harry Styles, dos One Direction. Terminado o namoro, foi fotografada para as revistas OK!, Teen Vogue e Seventeen Magazine – onde, em 2011, foi, juntamente com Kylie, apontada como Syle Star do ano. É também com Kylie que desenha a linha de roupa Kendall & Kylie, e com quem tem apresentado algumas galas, sobretudo ligadas à música, moda e cinema. Desde que cumpriu os 18 anos a sua carreira como modelo descolou, sendo a mais recente vitória a campanha para a colecção Inverno da Givenchy, de que é uma das protagonistas.

raquel.carrilho@sol.pt