Um dos maiores desafios do novo monarca será manter Espanha como um país unido, segundo Francisco Pinto Balsemão, presidente do conselho de administração do grupo Impresa e amigo de infância do rei Juan Carlos.
"Tem uma missão difícil, mas acredito que está preparado para cumpri-la", disse Pinto Balsemão, em declarações à agência espanhola EFE, que ouviu várias figuras portuguesas por ocasião da visita oficial de Felipe VI e Letizia a Portugal.
O fundador do PSD, que integra o júri dos prémios Príncipe das Astúrias, encontrou-se ao longo dos anos, por diversas vezes, com Felipe VI em eventos públicos, sublinhando que o monarca revela actualmente "uma maturidade" que é visível nos seus discursos cada vez "mais profundos".
Pinto Balsemão está convencido que Felipe VI "tem todas as qualidades e preparação para ser um bom rei de Espanha", acrescentando: "Desejo que isso aconteça, por ele é claro, e por Espanha".
"Não sou monárquico, mas percebo que, para Espanha, a solução monárquica é neste momento indispensável para a unidade que pode transmitir e assegurar", concluiu.
Opinião que é partilhada pelo duque de Bragança e pretendente ao trono português, Duarte Pio, que afirmou à EFE que o reinado de Felipe VI "chega num momento em que a unidade de Espanha está posta em causa".
Para Duarte Pio, Felipe VI está numa "posição muito difícil" e, como monarca, irá ter uma vida menos cómoda — em termos de liberdade, de segurança, entre outros aspectos –, sublinhando, no entanto, que o novo rei espanhol está sobejamente preparado.
Um aspecto que é igualmente destacado pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio (1996-2006), que recorda, das ocasiões que esteve com o representante espanhol, ter ficado impressionado com "os seus conhecimentos, curiosidade intelectual e vivacidade".
"Também fiquei impressionado com a sua maturidade e pelo seu modo discreto e afável", indicou o antigo chefe de Estado, destacando ainda que "Felipe VI é um monarca extremamente bem preparado para as funções que acaba de assumir e que saberá encontrar a sabedoria necessária" para enfrentar os reptos do país.
Os reis de Espanha visitam segunda-feira Portugal, na segunda viagem oficial internacional após a proclamação de Felipe VI, encontrando-se com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a presidente do Parlamento e com o primeiro-ministro.
Lusa/SOL