Na ilha de Jersey, a lei facilita a aplicação de capitais estrangeiros, o que alicia muitos dos detentores de pequenas (e grandes) fortunas. Estas eram geridas pela Kleinwort Benson, uma empresa especialista neste ramo.
De acordo com a BBC, o Banco Nacional de Jersey contratou investigadores para averiguarem como se deu esta fuga de informação, divulgada pelo International Consortium of Investigative Journalism e partilhada posteriormente com o Guardian.
Lista das celebridades destacadas no documento
Valentino Rossi
O campeão do mundo de motociclismo tinha uma conta nesta ilha. Segundo as autoridades italianas, Rossi evitava desta forma pagar impostos na sua terra natal. O atleta tinha “criado uma residência mais ou menos fictícia em Londres, de forma a evitar ter de pagar impostos no seu país”, lê-se no site do Guardian.
Rossi terá chegado a um acordo com as autoridades italianas e fechado a sua conta na ilha de Jersey, tendo sido posteriormente obrigado a pagar cerca de 35 milhões de euros.
Placido Domingo
O cantor de ópera espanhol tinha nesta ilha um fundo de investimento para o seu filho, sendo que este “não é, nem nunca foi residente no Reino Unido”, cita o site.
Mel Gibson
A estrela de ‘Braveheart’ tem dupla nacionalidade – norte-americana e irlandesa. Não é residente no Reino Unido, nem tem que pagar os impostos deste Estado soberano.
Gibson separou-se da mulher, mãe dos seus sete filhos, em 2006 e o divórcio foi oficializado em 2011. Tanto o artistas como cinco dos seus filhos aparecem como “potenciais beneficiários” no documento hoje divulgado.
O agente do actor não quis comentar esta informação.
Mark Knopfler
Na ilha de Jersey existe um fundo de investimento em nome da mulher do volcalista dos Dire Straits, uma norte-americana que vive em Londres, e dos sues dois filhos. O contabilista do músico afirmou que “todos os detalhes relevantes sobre este fundo foram feitos através das declarações de rendimentos feitas tanto nos EUA como no Reino Unido”.
Para ver os restantes membros desta lista clique aqui.