"Iremos reabrir, com muitas restrições, a circulação na Ribeira das Naus [em Setembro]. Será aberta a circulação durante os períodos da semana, fora do período de férias escolares", afirmou António Costa, esclarecendo que nos restantes períodos, nomeadamente ao fim de semana e durante as férias escolares, o trânsito será cortado.
O autarca socialista falava aos jornalistas no final de uma cerimónia simbólica que decorreu hoje ao final da tarde no Village Underground, onde foi partilhado com a comunidade de empreendedores e 'startups' o prémio atribuído pelo Comité das Regiões à cidade, em Junho.
"Temos aqui na Avenida de Ceuta três faixas em cada sentido. Porque é que havemos de querer circular numa zona da cidade onde o canal é muito estreito e só temos uma faixa em cada sentido?", questionou.
António Costa frisou que "há outras formas de circulação na cidade e não é preciso para isso fazer novos viadutos, novos túneis nem novas vias", sendo apenas necessário "reaprender a circular na cidade".
A câmara pretende, com estes condicionamentos, que "as pessoas circulem com o máximo conforto possível e que simultaneamente possam fruir com a melhor qualidade possível o espaço público que a cidade dispõe", explicou o presidente.
António Costa lembrou que durante o seu mandato será construído um novo terminal de cruzeiros na zona nascente do Terreiro do Paço, cujas obras deverão começar até final deste ano, será criado um parque estacionamento no Campo das Cebolas, para o qual já estão a ser feitas sondagens, e decorrerá ainda uma requalificação do Cais do Sodré.
"Vão ser trabalhos muito importantes para devolver definitivamente, com a qualidade que a cidade merece, o local único que temos que é a frente ribeirinha", concluiu.
O trânsito na Avenida Ribeira das Naus foi cortado em Abril, para finalizar as obras de requalificação daquela zona ribeirinha da cidade.
Esta segunda etapa da intervenção começou há cerca de um ano, quando a Câmara de Lisboa inaugurou a primeira fase das obras na frente ribeirinha daquela avenida, que incluíram o avanço da margem sobre o rio, a criação de um pequeno espaço verde e de uma pequena praia.
Fonte da autarquia indicou, nessa altura, que a segunda fase da intervenção na Ribeira, incluindo a requalificação do parque de estacionamento das instalações centrais da Marinha das Naus, estaria pronta no verão passado.
As obras na Ribeira das Naus representam um investimento total de 10 milhões de euros, dos quais 6,5 milhões provêm do Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Lusa/SOL