Campanha na internet quer libertação do Facebook por 99 dias

Uma nova campanha aconselha os utilizadores do Facebook a abandonarem a rede social durante 99 dias e assim serem mais felizes. 

Foi esta a resposta da agência de publicidade holandesa Just à polémica criada no mês passado quando se tornaram conhecidas as conclusões de um estudo secreto feito pelo Facebook para perceber as emoções de 689 mil utilizadores, alternando-lhes a visualização dos conteúdos. 

O estudo, feito sem o consentimento dos utilizadores, concluía que os ‘posts’ considerados positivos trazem mais felicidade aos ‘amigos’ na rede social, enquanto os negativos contagiam-nos com sentimentos  pouco optimistas. Ou seja que o Facebook funcionava como um veículo de contágio emocional. 

Segundo contou ao site da revista “Time”, o director de arte da Just, Merijn Straathof, a ideia da campanha surgiu durante um debate de ideias na agência e alguém perguntou: "Como é que te sentes se não usares o Facebook?”. É isso que a agência quer avaliar. Até porque lembra, quem aderir terá em média mais 28 horas livres para fazer o que gosta durante os três meses, já que em média cada utilizador passa 17 minutos diários no Facebook. 

joana.f.costa@sol.pt