A mostra "Segredo e Revelação", inaugurada a 30 de Novembro de 2013, pode, desde domingo, ser visitada de forma virtual, através da Internet, no endereço http://segredoerevelacao.fatima.pt.
Com esta iniciativa, o Santuário de Fátima "pretende que a exposição esteja acessível ao maior número de visitantes, para visitas presenciais e, agora, através da internet, neste mês de Julho, em que se celebra a aparição na qual a Virgem Maria revelou o segredo de Fátima, uma vez que este é o tema central da exposição".
Segundo o santuário, "Segredo e Revelação" coloca "em destaque as três partes do chamado Segredo de Fátima e mostra, pela primeira vez ao público, o manuscrito da terceira parte do Segredo, escrito pela vidente Lúcia, pertença dos arquivos da Congregação para a Doutrina da Fé e que, com autorização expressa do Papa Francisco, está agora exposto em Fátima".
"O percurso expositivo, agora também passível de ser percorrido 'on-line' e que tem como fio condutor a interpretação teológica do Segredo de Fátima feita pelo cardeal Joseph Ratzinguer [actual papa emérito Bento XVI], leva o visitante a entrar nas três partes do segredo, tituladas como 'A visão do inferno', 'O Imaculado Coração de Maria' e "A Igreja mártir'", acrescenta o templo.
De acordo com o director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima e comissário da exposição, Marco Daniel Duarte, a exposição, que tem "como mote a aparição de Julho de 1917", apresenta, "através de documentação histórica e de espólio artístico, uma das mais importantes temáticas de Fátima, o Segredo que, desde a Cova da Iria, leva à contemplação de todo um mundo contemporâneo".
"Segredo e Revelação", que tem entrada livre, pode ser vista diariamente até ao dia 31 de Outubro entre as 09h00 e as 19h00, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.
Até domingo, visitaram a exposição 107.057 pessoas.
O chamado Terceiro Segredo de Fátima é a terceira parte do segredo que terá sido revelado pela Virgem Maria a três crianças portuguesas, os pastorinhos de Fátima, Lúcia de Jesus dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, a 13 de Julho de 1917, na Cova da Iria.
As duas primeiras partes foram reveladas em 1941 e a terceira parte foi escrita em 1944 e o documento guardado num envelope selado e, posteriormente, entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.
Esta foi apenas divulgada a 13 de Maio de 2000, em Fátima, por ocasião da terceira visita do papa João Paulo II ao maior santuário mariano do país, na qual foram beatificados Francisco e Jacinta Marto.
Lusa/SOL