Claro que não podia faltar o volante, ou perícia, no Gran Turismo 6, com o objectivo claro de encontrar os mais rápidos. Mais a sério foi a gincana ao volante de um Nissan Juke, com duas voltas possíveis para apurar resultados por volta. Como instrutor nada mais que Pedro Matos Chaves.
A entrevista a cada um dos apurados serviu para tirar dúvidas aos quatro juízes que tiveram a tarefa de apurar apenas três concorrentes. O mote final, e surpresa da tarde, foram as duas voltas completas dentro de um Nissan GT-R, oportunidade que os três últimos concorrentes agarraram, 'espremendo' toda a potência do GT-R.
Destaque à presença do vencedor de 2013, Miguel Faísca, que distribuiu conselhos. E no fim foi bem evidente a emoção e surpresa dos vencedores, seja pela oportunidade de conduzir um bólide quer pela conquista do prémio final.
A emoção estava bem espelhada na voz de Pipo, que foi a primeira vez que concorreu, e apesar de já conhecer o lugar sentado nos karts (desde os 10 anos), não imaginava tal feito. Curiosamente, necessitou de pedir uma Playstation para praticar e concorrer.
Já Hugo Marques, um habitué nestas lides pela quinta vez consecutiva, não escondia o sorriso por finalmente ter sido escolhido. A frustação de anos anteriores dava agora lugar à vontade de aprender e quem sabe, vencer em Silverstone.
Agora espera-os a difícil tarefa de representar as cores nacionais na GT Academy europeia, em Silverstone, e quem sabe, seguir os passos de Miguel Faísca e vencer. A GT Academy é uma parceria entre a Playstation (Gran Turismo) e a Nissan, que juntas fazem a prospecção de jovens promessas de pilotos desde 2008.
O prémio? Deixar de ser um condutor virtual e correr inserido numa grande equipa nos circuitos mundiais…num verdadeiro bólide de competição.