15 coisas que precisa de saber sobre o avião abatido na Ucrânia

De forma a perceber melhor todas as incidências da queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia, o SOL apresenta-lhe 15 notícias sobre o voo MH17 que fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur, com 298 pessoas a bordo. Não há sobreviventes.

15 coisas que precisa de saber sobre o avião abatido na Ucrânia

1 – Um Boeing 777 da Malaysia Airlines caiu esta quinta-feira na Ucrânia, junto à fronteira com a Rússia.

2 – A tragédia desta quinta-feira no leste da Ucrânia, com o presumível abate de um Boeing 777 da Malaysia Airlines por um míssil, não é inédita. Nem sequer na Ucrânia.

3 – As autoridades aeronáuticas norte-americanas já tinham avisado os pilotos daquele país que estavam proibidos de sobrevoar partes da Ucrânia, especialmente as mais próximas da região da Crimeia.

4 – A companhia aérea portuguesa TAP – Air Portugal informou hoje que "não utiliza o espaço aéreo ucraniano".

5 – A organização europeia de segurança e navegação aérea (Eurocontrol) anunciou o encerramento do espaço aéreo do leste da Ucrânia.

6 – Os analistas dos serviços de informação "acreditam fortemente" que o Boeing 777 foi abatido por um míssil terra-ar e estão a examinar os dados a fim de determinar se o míssil foi disparado pelos separatistas pró-russos da Ucrânia.

7 – O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, atribuiu à Ucrânia a responsabilidade pela queda do avião malaio que se despenhou no leste daquele ex-Estado soviético.

8 – Mensagens colocadas nas redes sociais por insurgentes pró-russos, algumas das quais já retiradas apressadamente, sugerem que os rebeldes pensavam que tinham abatido um avião militar ucraniano, antes de constatarem que era um aparelho comercial malaio.

9 – As equipas de emergência encontraram uma caixa negra entre os destroços do avião que se espalharam por vários quilómetros. 

10 – A companhia aérea Malaysian Airlines já divulgou parte da lista de passageiros que seguia a bordo do avião.

 

11 – A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse hoje que a Europa deve liderar a resposta ao incidente.

12 – Várias companhias aéreas asiáticas decidiram, por questões de segurança, evitar há algum tempo a rota aérea seguida pelo avião da Malaysia Airlines.

13 – Os separatistas pró-russos estão de acordo em permitirem aos investigadores internacionais um "acesso seguro" ao local da queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia.

14 – Cerca de uma centena dos passageiros do avião da Malaysia Airlines que na quinta-feira se despenhou na Ucrânia ia participar numa conferência internacional sobre a Sida, a decorrer este fim-de-semana em Melbourne.

15 – O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse hoje que a probabilidade de existirem portugueses a bordo do avião que caiu na Ucrânia "é remota".