"É um festival que coloca o fado no centro de uma experiência musical que se completa com a gastronomia e o património histórico, contando também com o envolvimento das principais caves produtoras de Vinho do Porto", refere comunicado da Casa da Música, que promove o evento juntamente com a Câmara de Gaia.
Os concertos do festival "Cais do Fado" começam pelas 18h00 em palcos montados ao longo da marginal do rio Douro e caves do vinho do Porto e durante os três dias ouvir-se-ão as vozes de Diogo Aranha, Joana Cardoso, Cláudia Madur, Fado Violado, António Laranjeira, Patrícia Costa, Alexandra Guimarães, Micaela Vaz, Helena Sarmento, Rita Ruivo, Rui Oliveira e Com Tradição.
Pelas 22:00, o fado desloca-se do Centro Histórico de Gaia até à Serra do Pilar, onde sexta-feira sobe ao palco a fadista Mariza e no sábado Cristina Branco e Camané com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Com um orçamento total a rondar os 160 mil euros — pago pelos organizadores com apoio do Programa Operacional do Norte (ON.2) — são esperadas cerca de 35 mil pessoas no novo festival, de entrada gratuita, da margem sul do Douro.
Lusa/SOL