André Marques da Silva, administrador da GMS Store, explicou à agência Lusa que “o investimento total para a abertura da GMS Store Algarve rondou os 600.000 euros” e que com a nova loja da Apple, “a primeira no sul do país”, passou a ter um total de cinco estabelecimentos em Portugal.
“Com exceção da loja do Chiado, cujo investimento – pelas características distintas, nomeadamente de localização e de configuração – foi mais elevado, o investimento em cada uma das outras lojas foi idêntico ao realizado na GMS Store Algarve”, realçou o gestor, adiantando que o grupo vai continuar “à procura de localizações em Portugal” para a instalação de novas lojas.
Fundada no final de 2011, a GMS Store “está ainda numa fase de expansão” no país, disse à Lusa André Marques da Silva, lembrando que a escolha das lojas se rege por “critérios de exigência que a própria Apple impõe para aprovar um novo ponto de venda: localizações premium, de prestígio e com tráfego elevado”.
A GMS Store “continua em processo de expansão, pretendemos aumentar o número de lojas, o que dependerá naturalmente das oportunidades que surjam, tendo em conta os critérios indicados”, salientou.
A estratégia de crescimento e expansão em Portugal tem sido “sustentada”, tendo o grupo já realizado um investimento global superior a 3 milhões de euros com a abertura das cinco lojas.
As quatro lojas já em funcionamento têm apresentado taxas de crescimento “muito interessantes”, referiu o gestor, registando, entre 2012 e 2013, um crescimento de de volume de faturação de 30%. "Este ano estimamos crescer 40% face ao ano anterior", salientou.
Sobre as equipas, André Marques da Silva destacou “a formação em contínuo”, um dos pontos em que a Apple “aposta fortemente”, exigindo "renovação e certificações periódicas e obrigatórias".
Com a abertura da GMS Store Algarve foram criados 7 novos postos de trabalho, tendo a GMS Store atualmente 50 colaboradores.
Lusa / SOL