Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a REN refere que detém, através da REN Armazenagem, quase toda a actividade concessionada de armazenamento subterrâneo de gás natural em Portugal.
A concessão que vai adquirir agora é detida pela Galp Energia, através da participada Transgás Armazenagem, e situa-se no Carriço, concelho de Pombal.
O acordo entre as duas empresas vai resultar na transmissão parcial da concessão detida pela Galp, integrando as duas cavidades actualmente existentes, os direitos de construção e outros direitos e obrigações associados a estes activos.
A Galp Energia vai encaixar 71,742 milhões de euros com a venda da concessão que, no entanto, está sujeita a autorização das entidades de regulação, o que as empresas esperam que aconteça até ao final deste ano.
Segundo explica no comunicado, o objectivo da REN é prosseguir a sua "vocação estratégica de operador de infra-estruturas de transporte de electricidade e de gás natural, passando a ser a detentora da totalidade das infra-estruturas de armazenamento subterrâneo de gás natural actualmente em exploração em território nacional".
Lusa/SOL