De acordo com a pesquisa da IFOP, a eurodeputada e dirigente da Frente Nacional obteria 26% dos votos na primeira volta, ficando à frente de Nicolas Sarkozy (25%) e dos mais prováveis candidatos socialistas – tanto François Hollande como Manuel Valls não iriam além dos 17%.
Isto significa que o PS francês, no poder, veria o seu candidato ser afastado da segunda volta, onde Marine Le Pen e Nicolas Sarkozy discutiriam o Eliseu.
O ex-Presidente Sarkozy, este mês constituído arguido por suspeita de tráfico de influências, reservou para Setembro um anúncio sobre as suas eventuais ambições políticas.
Hollande, o actual chefe de Estado, é profundamente impopular. Manuel Valls, o seu novo primeiro-ministro, não conseguiu inverter a queda dos socialistas nas sondanges.
Marine Le Pen, filha do dirigente histórico Jean-Marie Le Pen, venceu as últimas eleições europeias em França e tem conseguido cada vez mais apoios para a sua Frente Nacional, tentando afastar o partido da sua génese racista e xenófobo – não sem recorrentes percalços.