O evento, intitulado MEO SW 2014, decorre até domingo e vai começar hoje com a habitual recepção ao campista, a partir das 21h30, na Herdade da Casa Branca, com os DJ Pedro Cazanova, Jay Hardway, Martin Garrix e a dupla Dimitri Vegas & Like Mike.
O recinto do festival vai aliar "a vertente tecnológica à animação", segundo comunicado da organização, que refere que o Sudoeste "volta a ter cobertura 'wi-fi' em todo o recinto do festival, permitindo que todos os festivaleiros acedam de forma gratuita ao serviço", além poderem recorrer a 500 pontos de carregamentos de baterias.
Adicionalmente, o festival criou uma aplicação ("app") oficial, disponível para dispositivos Apple, Android e Windows, que possibilita conversas não só através de texto, mas também de imagens, sons e até uma opção de "Shakechat", ou seja, que "permite que os utilizadores entrem em conversa aleatórias com outros festivaleiros".
O evento vai também oferecer "t-shirts graffitadas por artistas de arte urbana, que durante cinco dias decoraram 12 paredes de película aderente, presentes no campismo", e vai "convidar os festivaleiros a tirarem uma fotografia animada de 180 graus".
Os participantes vão ter ainda a hipótese de pedir o jantar para que seja entregue por um estafeta no campismo.
"Os festivaleiros terão também a possibilidade, à semelhança dos anos anteriores, de recolher lixo e trocá-lo por entradas prioritárias nas animações MEO e MOCHE e brindes MEO, de forma a contribuir para um ambiente melhor", explicou a organização.
Ao longo dos cinco dias de Sudoeste, os participantes vão poder assistir a actuações de artistas internacionais como a britânica Ellie Goulding, o músico alemão de reggae Gentleman, o brasileiro Seu Jorge e, no último dia, o dia D "de Dançar, Divertir e Descontrair", com David Guetta como cabeça de cartaz.
Entre os nomes nacionais do cartaz podem encontrar-se os Orelha Negra, Xeg, Dealema, Melech Mechaya, Diabo na Cruz, entre outros.
Lusa/SOL