Em 1989 nascia na Bairrada o projecto Quinta das Bágeiras, empresa familiar que desde há três gerações cultiva as suas vinhas. E como 25 anos é data que se deve festejar, Mário Sérgio Nuno convidou-nos para o aniversário e apresentou-nos três novos vinhos feitos para celebrar a data e homenagear os familiares.
Entre uma deliciosa sopa de peixe (que a Bairrada tem uma enorme costa) e uns saborosos leitões bem quentinhos, começámos por preparar o palato com um Espumante Bruto Super Reserva e partimos então para os vinhos. Abriu as honras da casa o Pai Abel Branco 2012, assim chamado para distinguir a segunda geração da Quinta das Bágeiras. Abel Nuno ainda hoje trata das vinhas e as que deram origem a este branco foram plantadas numa zona que foi uma pedreira.
Ao copo não nos chegaram pedras mas um vinho encorpado, untuoso, que quase se mastiga. Muito agradável de beber.
O Pai Abel Tinto 2009 já vem de uma outra zona, esta instalada numa encosta com calor, tal qual como a Baga (casta de que é feito em maior percentagem) gosta. Vinho vigoroso, com bom ataque na boca, equilibrado e com final persistente.
A fechar, chegou o elemento mais velho da família, o Avô Fausto Tinto 2010. Fausto Nuno, de seu nome, foi quem deu alento à formação vitivinícola da família já que foi ele quem foi adquirindo as várias parcelas de terreno. Mistura de vinhas velhas com vinhas de 15 anos, o Avô Fausto é uma estreia absoluta na Quinta das Bágeiras e revela-se um vinho elegante, fresco e mais macio nos seus taninos. É um vinho simples, como Fausto Nuno tanto gostava e chegava a dizer à sua mulher que queria instalar uma torneira de vinho ao lado da torneira da água. Tudo para não ter de ir à adega matar a sede quando vinha do trabalho. Homem simples, só podia ser homenageado com um vinho também simples e muito agradável de se beber.
Ao fim de 25 anos de trabalho na terra para dar vida às suas vinhas e transformar as uvas em néctares de grande qualidade, Mário Sérgio Nuno e família bem merecem ficar agora perpetuados com estes grandes vinhos. l
jmoroso@netcabo.pt