Português eleito chefe do Escutismo Mundial

João Armando foi eleito presidente do Comité Mundial do Escutismo. O escuteiro da Figueira da Foz, de 51 anos, já integrava este órgão internacional há seis anos mas foi agora escolhido para o liderar nos próximos três. Ao SOL, o dirigente escutista confessou-se “contente” mas consciente do “peso de tamanha responsabilidade”.

A eleição aconteceu na Conferência Mundial do Escutismo, que está a decorrer em Liubliana, na Eslovénia, onde foi aprovada também uma estratégia a dez anos para este movimento que junta cerca de 40 milhões de jovens em todo o mundo, oriundos de mais de 216 países e territórios. “O maior desafio que tenho pela frente, enquanto presidente deste Comité, é precisamente manter a unidade de um movimento que conta com 162 associações, tem uma variedade cultural, social e económica enorme”, acrescentou o escuteiro. 

Entre as suas prioridades de actuação, João Armando destaca também a necessidade de “impulsionar uma participação mais activa dos jovens na sociedade”. O dirigente escutista considera que em termos cívicos, os escuteiros já têm uma integração forte na comunidade, nomeadamente ao nível local, mas “é preciso ter ainda uma postura mais activa”. 

João Armando é casado, pai de três filhos, mestre em engenharia civil e professor no Instituto Politécnico de Coimbra. Vai desempenhar este cargo como voluntário, acumulando com a sua actividade profissional. “É isso que me move. Por ao serviço desta organização tudo o que fui aprendendo ao longo da minha vida de escuteiro”.

A sua actividade escutista começou em 1976, no agrupamento da Figueira da Foz onde esteve activamente até ao ano 2000. Foi ainda responsável pelo lançamento de um novo programa pedagógico implementado a nível nacional nos últimos anos.

rita.carvalho@sol.pt