Designer Nini Andrade dá novo impulso ao bordado Madeira

A designer internacional Nini Andrade Silva celebra hoje uma parceria com o Instituto do Vinho e Bordado da Madeira para dar um novo impulso ao tradicional sector do bordado.

Reconhecidas internacionalmente, as peças de Bordado Madeira têm uma história e tradição ligadas ao segmento de luxo e muitas foram as mesas da aristocracia europeia cobertas com peças de bordado Madeira. Durante o Séc. XIX, as principais exportações destinavam-se a Inglaterra e Alemanha. No século XX Itália, Estados Unidos, América do Sul e Austrália tornam-se mercados importantes. França, Singapura, Holanda, Brasil e outros países contribuíram também para a expansão do comércio e da notoriedade do bordado da Madeira.

Mais de metade (52%) do bordado produzido fica na Região, onde é vendido a turistas em casas da especialidade. Os outros 48% são exportados para mercados tradicionais como Estados Unidos, Reino Unido e Itália.

Com um custo de manufactura elevado, o sector enfrenta a concorrência feroz do mercado asiático. Actualmente, não chegam a três mil as bordadeiras (em 1950, existiam 70 mil bordadeiras na Madeira, 21% da população).

 Nini Andrade Silva é considerada uma das mais consagradas designers de interiores da actualidade, tendo projectos assinados nos cinco continentes. Tem a sede do atelier no Funchal e uma delegação em Lisboa. Em 2012, conquistou o prémio de melhor arquitectura de interiores do International Hotel Awards -Américas pelo projecto realizado numa unidade hoteleira em Bogotá, Colômbia. Foi prémio carreira de 2010 atribuído pelo Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE) e venceu os European Property Awards desse ano, na categoria Best Interior Design Award, com o projecto desenvolvido no Hotel Teatro, no Porto.