A análise global feita pelo portal que permite planear e marcar viagens em vários meios de transporte compara deslocações em comboio, avião e autocarro, com base em distâncias, percursos mais procurados, horários e valores cobrados.
E revela que a África do Sul tem os transportes mais em conta. Albânia, Malásia, Tailândia e Ucrânia ocupam as posições seguintes. Já a Suíça tem os mais caros, seguindo-se a Áustria, Bélgica, Israel e Dinamarca.
Portugal destaca-se pelos preços médios superiores a países como Reino Unido, Itália, Irlanda, Espanha ou Alemanha.
Em território nacional, a Goeuro concluiu que, em média, uma viagem de comboio custa 18,48 dólares (14 euros, à cotação de hoje) por 100 quilómetros. É o 13º preço mais caro, numa lista que é liderada pela Dinamarca – 30 euros por 100 kms – e onde a África do Sul é a mais barata (1,4 euros/100 kms).
Já em percursos de autocarro, Portugal posiciona-se em 14º lugar: 8,4 euros/100 kms, em média. Os 21,7 euros/100 kms da Holanda e os 1,4 do Egipto colocam estes países nos extremos do ranking deste meio de transporte.
Quanto ao avião, os preços médios em Portugal por 100 quilómetros rondam os 22,4 euros. São os 20ºs mais caros, ainda distantes dos 105,4 euros praticados na Finlândia, mas acima dos 7,9 euros na Índia.