Associações de consumidores exigem rotulagem mais clara dos produtos com carne

Associações de defesa dos consumidores de 15 países europeus, incluindo Portugal, lançam hoje uma campanha que visa exigir maior transparência na rotulagem dos produtos transformados contendo carne.

Segundo a associação Deco, que em Portugal é o parceiro a campanha, pretende-se que os produtos com carne transformada tenham "rótulos com informação mais esclarecedora".

"Conheça a origem da sua carne" é o nome escolhido para esta campanha, que irá circular essencialmente nas redes sociais, lançando aos consumidores o repto de se pronunciarem sobre o assunto.

É ainda pedido aos portugueses que enviem exemplos de fotografias de rótulos que encontrem no mercado nacional e que tenham a informação considerada mais esclarecedora.

Dulce Ricardo, da Deco, explicou à agência Lusa que actualmente só a carne bovina fresca deve indicar onde o animal nasceu, foi criado e abatido. Quando a carne é transformada, essas menções deixam de ser necessárias nos rótulos dos produtos.

As associações europeias de defesa do consumidor pretendem que seja indicada a origem e local de transformação da carne de todos os produtos transformados, como lasanhas, hambúrgueres, 'nuggets', salsichas ou bacons.

"Temos tido alguns escândalos alimentares que colocam à prova a confiança dos consumidores", lembrou Dulce Ricardo, indicando, nomeadamente, os casos de carne de cavalo encontrada em produtos transformados vendidos como carne bovina.

Assim, a organização europeia de associações de defesa do consumidor pede "cada vez maior transparência" na informação que é fornecida: "uma rotulagem mais completa e esclarecedora irá ajudar a uma escolha mais precisa do consumidor".

Cada país vai recolher até ao final deste mês testemunhos recolhidos junto dos consumidores que serão depois compilados e resumidos pela organização europeia que pretende pressionar os estados europeus a adoptarem legislação para melhorar a rotulagem dos produtos transformados contendo carne.

Em Portugal, a campanha irá circular pelas redes sociais e pode também ser acedida através do site da associação Deco.

Lusa/SOL