O dia deverá ainda contar com a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuviscos até meio da manhã no litoral.
Durante a tarde, deverá verificar-se um aumento temporário de nebulosidade em alguns locais das regiões do interior, com o vento a soprar fraco (inferior a 15 km/h), passando depois a temporariamente moderado (15 a 25 km/h) do quadrante oeste durante a tarde em especial no litoral e nas terras altas.
Possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.
Descida de temperatura nas regiões do interior.
Quanto às temperaturas máximas, Beja será a cidade mais quente de Portugal continental, prevendo-se 31 graus celsius de máxima, seguida de Évora, Castelo Branco e Bragança com 30º, Portalegre com 28º, Funchal, Coimbra e Leiria com 27º, Faro com 26º, Lisboa, Sines, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo com 25º. As cidades do Porto e Viana do Castelo são as mais frescas com máximas a rondar os 22º.
Os concelhos de Sabugal, no distrito da Guarda, Arganil e Pampilhosa da Serra (em Coimbra) e Oleiros (Castelo Branco) apresentam hoje risco máximo de incêndio, divulgou IPMA.
Além dos concelhos em risco máximo de incêndio, também alguns outros pontos dos distritos da Guarda e Castelo Branco, Bragança, Viseu e o concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresentam risco elevado, o segundo mais elevado numa escala de cinco níveis.
O cálculo do risco é feito pelo IPMA com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Na terça-feira, a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registou 118 incêndios, que foram combatidos por 3.569 bombeiros, com o apoio de 966 veículos.
O IPMA emitiu um aviso amarelo para toda a costa da Madeira, entre as 07:00 de hoje e as 20h00 de sexta-feira devido à persistência de calor, com previsões de 27 graus celsius de temperatura máxima.
De acordo com o IPMA, também as ilhas dos Açores se encontram sob aviso amarelo, até às 09h00 de hoje, por causa de chuva e trovoada.
Lusa/SOL