Ucrânia: Morreu fotógrafo russo desaparecido há um mês

A agência de notícias russa Ria Novosti anunciou hoje a morte na Ucrânia do seu fotógrafo Andreï Stenine, desaparecido desde 5 de Agosto.

Ucrânia: Morreu fotógrafo russo desaparecido há um mês

"O nosso colega, o fotógrafo Andreï Stenine, morreu. (…) Concluiu-se que ele não é prisioneiro. (…) Ele morreu há um mês", declarou Dmitri Kiselev, da direcção da agência.

"A sua viatura foi alvejada por tiros e incendiada numa estrada perto de Donetsk", um dos bastiões dos separatistas pró-russos e epicentro do combate contra as forças leais no leste da Ucrânia", afirmou Kiselev num comunicado difundido em várias televisões russas.

A cadeia Rossiya 24 mostrou hoje imagens da viatura do fotógrafo, que parecia ter sido atingida por um incêndio.

Andreï Stenine seguia uma coluna de veículos de refugiados, protegidos pelos separatistas, quando foram atacados pelo exército ucraniano, cujos tiros "destruíram mais de 10 viaturas de civis", segundo uma agência de investigação russa equivalente ao FBI.

"A 27 de Agosto, os rebeldes entregaram aos investigadores russos fragmentos dos corpos encontrados em carros (…) Os especialistas concluíram que um deles era o de Andreï Stenine", disse a agência em comunicado.

Com 33 anos, o fotógrafo Andreï Stenine estava na Ucrânia desde 13 de maio e trabalhava para a agência Ria Novosti, conotada com o poder e detida pela agência Rossia Segodnia ("Rússia Hoje").

Lusa/SOL