Os vencedores, com o 1.º e 2.º lugar, serão escolhidos entre todos os participantes europeus, “com base no sucesso e na criatividade da sua app e receberão em conjunto o montante de 350 mil libras (qualquer coisa como 442 mil euros), angariado pela Seedrs, em troca de participação no negócio”, lê-se no comunicado da agência de comunicação que representa o Facebook em Portugal. À rede social fundada por Mark Zuckerberg caberá o papel de juiz, “utilizando a sua experiência em mobile para identificar a próxima geração de apps que irão revolucionar o sector do e-commerce”.
O Facebook irá lançar uma campanha de publicidade online em toda a Europa para motivar os programadores a participarem nesta iniciativa. Recorde-se que das pessoas que utilizam o Facebook diariamente (23 milhões) cerca de 90% fazem-no através de uma plataforma móvel. O mercado das aplicações móveis é, aliás, um dos sectores em maior crescimento no mundo, tendo atraído o ano passado cerca de 3,5 mil milhões de dólares em capital de risco. De acordo com o site Portio Research haverá mais 4,4 mil milhões de utilizadores de mobile apps em 2017.