Depois de entrar no Brasil, México e Porto Rico, a empresa vai reforçar a sua presença no mercado sul-americano, passando a estar presente nas 53 lojas Ara, insígnia da Jerónimo Martins na Colômbia.
Para a produtora de vinhos verdes da sub-região do Sousa, este é um passo importante tendo em conta que o mercado colombiano, “um dos com mais barreiras à entrada” tem “uma economia em crescimento, com uma classe média a surgir com poder económico e interesse por vinhos e um consumo per capita de 1,75 litros de vinho”, explica a Quinta da Lixa.
Mas os objectivos da empresa portuguesa não ficam por aqui. A produtora de vinhos quer estar presente em mais cadeias de distribuição e, ao mesmo tempo, ter uma forte presença na restauração.
“Todo este processo vai ser, no entanto, um pouco moroso. A Colômbia é um mercado bastante burocrático, onde todo o processo de registo dos vinhos nas mais variadas entidades leva, pelo menos, um ano. A nossa aposta neste país vai funcionar como uma primeira experiência num mercado pouco conhecedor de vinhos, mas, ao mesmo tempo, com um potencial de crescimento enorme”, sublinhou Óscar Meireles, administrador da Quinta da Lixa.
Com a entrada na Colômbia, a Quinta da Lixa passa a exportar para 31 países, sendo que EUA, Alemanha, Holanda, Suíça e Áustria são os mercados que mais pesam no volume de vendas.
A empresa encerrou o primeiro semestre do ano com vendas de 3,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 5,2% relativamente ao período homólogo.
Além disso, pela primeira vez, ultrapassou os 50% de exportação.