Mau tempo obriga avião com destino à Madeira a aterrar nas Canárias

O nevoeiro e a chuva que se registam na ilha da Madeira obrigaram hoje um avião da Finnair, que deveria aterrar no aeroporto do Funchal, a divergir para as Canárias, disse à agência Lusa fonte aeroportuária.

O avião, proveniente de Helsínquia, rumou para Las Palmas devido "à muita chuva e à fraca visibilidade" registada no Aeroporto Internacional da Madeira ao início da tarde.

Por outro lado, devido à agitação marítima, o navio Lobo Marinho não fez hoje a sua ligação com a ilha do Porto Santo.

Apesar da forte chuva, as corporações de bombeiros da Madeira não foram chamadas hoje para situações de emergência.

A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima, determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de precipitação, até às 18:00.

O IPMA colocou também a costa sul e as regiões montanhosas da ilha sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, até às 20:00 de hoje.

A Madeira está também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima (até às 18:00), prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros.

A ilha está, ainda, sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Este aviso de calor vai estar em vigor até às 18:00 de terça-feira.

Lusa