"Este é um evento que promove o desporto e permite às pessoas percorreram as cidades e verem os sítios com mais importância histórica e cultural. É juntar o útil ao agradável, num misto de corrida e de passeio para descobrir Lisboa", disse à Lusa Jorge Azevedo, organizador e o homem que desenvolveu o conceito de Urban Trail.
A partida vai acontecer, na Praça do Comércio, pelas 21h00 se sábado, num percurso de 11 quilómetros para quem quer participar na corrida e cerca de nove para quem quer apenas passear.
"Vamos passar pela maioria dos miradouros de Lisboa, pelos elevadores, como Glória ou Bica, e pelo Castelo de S. Jorge. Decidimos fazer de noite e oferecer uma luz aos inscritos para ser diferente, permitindo um serpentear de cor pelas ruas de Lisboa", afirmou.
Na última edição, as oito mil inscrições disponíveis esgotaram, com Jorge Azevedo a afirmar que acredita que na edição de sábado vai acontecer o mesmo, apesar da intenção da organização de aumentar o número de inscrições.
"Depois de Lisboa, vamos também efectuar eventos do género no Porto, Sintra e Coimbra. No futuro, podemos ampliar a iniciativa a Leiria ou Évora e queremos também tentar fazer um circuito europeu", explicou.
Foi também Jorge Azevedo que trouxe para Portugal o conceito da Color Run, que tem o seu próximo evento no Porto e Matosinhos.
"No dia 27 de Setembro, vamos realizar a Color Run, que vai juntar o Porto e Matosinhos. A Color Run é um bom pretexto para se correr mas também para as pessoas se divertirem e os portugueses aderiram muito bem à ideia", concluiu.
Lusa/SOL