A iniciativa decorre a 10, 11 e 12 de Outubro, com a apresentação das colecções para a próxima primavera/verão.
Contactado pela Lusa, Luís Buchinho referiu que "em termos de agenda é impossível" apresentar colecção nesta edição da ModaLisboa.
O criador está "apostado na internacionalização da marca": "A colecção não está disponível nas datas da ModaLisboa, porque estará num showroom em Paris e noutro na China nessa altura", afirmou.
No entanto, a colecção será apresentada em Paris (França), na terça-feira, e no Porto, durante o Portugal Fashion.
De acordo com a organização, "a empresa de Nuno Baltazar está em reestruturação e, por isso, o criador decidiu não apresentar a colecção na ModaLisboa".
Contactado pela Lusa, Nuno Baltazar remeteu esclarecimentos para mais tarde.
Ainda de acordo com a Associação ModaLisboa, nesta estação "Aleksandar Protic não apresenta colecção em desfile".
A Lusa tentou obter mais esclarecimentos do designer, mas até ao momento não foi possível.
Nuno Baltazar estreou-se na passerelle da ModaLisboa em abril de 1999, primeiro com a etiqueta Cravo/Baltazar e, desde Outubro de 2004, como Nuno Baltazar, tendo sido presença constante desde então.
Já Luís Buchinho é presença assídua na ModaLisboa desde 1991.
Aleksandar Protic, que começou a apresentar colecções no certame em 2002, já tinha falhado a edição de Março de 2012 "por razões decorrentes de reorganização empresarial e entrada de grandes encomendas".
No calendário hoje divulgado, nota-se também a estreia na ModaLisboa de Carlos Gil, o criador sediado no Fundão que é, desde 2006, responsável pelo guarda-roupa da mulher do Presidente da República, Maria Cavaco Silva.
Além disso, há dois convidados: o polaco Michal Szulc, no âmbito do protocolo estabelecido entre a organização e a Semana da Moda da Polónia, e o francês Christophe Sauvat, que vive em Portugal.
Na última edição, em Março, ficaram de fora do calendário Os Burgueses e Ricardo Dourado, porque terminaram as suas marcas, e as duplas Marques'Almeida e White Tent.
No caso de Marta Marques e Paulo Almeida, que apresentaram colecção em Londres (Inglaterra), a ausência deveu-se ao "crescimento da marca e a necessidade de responder a novos projectos inconciliáveis com a apresentação em Lisboa". Já no caso dos White Tent, o nome ficou fora do calendário devido a "reestruturação da marca".
Nesta edição nenhum irá regressar.
A 43.ª edição da ModaLisboa decorre no Pátio da Galé, na Praça do Comércio e na Praça do Município sob o tema "Legacy" ("Legado")
Lusa/SOL