Em comunicado, a PJ adianta que a operação, que contou com a colaboração Unidade de Controlo Costeiro da GNR, da Força Aérea Portuguesa e do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, decorreu durante a noite de quinta-feira na zona de Setúbal.
A droga foi encontrada no interior de um veleiro de pavilhão belga, abordado quando navegava no estuário do Sado e que foi igualmente apreendido.
Durante a operação foram detidos dois espanhóis, de 24 e 31 anos, que serão ouvidos em primeiro interrogatório judicial durante a tarde do dia de hoje, estando também marcada para as 15h00 uma conferência de imprensa na sede nacional da PJ, em Lisboa, para esclarecer pormenores da ação.
A operação está, segundo comunicado da PJ, inserida num quadro mais vasto de identificação, combate e desmantelamento de redes criminosas organizadas que têm utilizado este 'modus operandi' para a introdução de cocaína no continente europeu, recorrendo a embarcações de recreio normalmente oriundas da América do Sul e Caraíbas para o seu transporte.
A Lusa noticiou hoje ao início da manhã esta mesma apreensão de droga, mas atribuindo-a à GNR, como na altura foi comunicado à agência por um responsável daquela força durante uma ronda de recolha de informação.