Publicidade a bebidas alcoólicas com regras mais ‘apertadas’

No próximo dia 6 de Outubro várias associações representativas do sector de bebidas alcoólicas vão assinar o novo código de Auto-Regulação da Comunicação Comercial em Matéria de Bebidas Alcoólicas – Vinhos e Espirituosas.

Publicidade a bebidas alcoólicas com regras mais ‘apertadas’

A partir da próxima segunda-feira as marcas do sector não poderão utilizar protagonistas com menos de 21 anos nos anúncios, bem como recorrer a figuras públicas com particular notoriedade junto de menores. Além disso, não podem anunciar imediatamente antes ou depois, nem durante, programas dirigidos a menores. 

Estas são algumas das restrições do novo código para a comunicação comercial que a indústria de bebidas alcoólicas, vinhos e espirituosas “se vai autoimpondo, indo bastante além da lei”, explica o ICAP – Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial, em comunicado.

A par da subscrição das novas regras da comunicação comercial, será também assinado um protocolo entre o ICAP e o SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos) que visa o reforço do impacto da auto-regulação do álcool na área da saúde.

sara.ribeiro@sol.pt