"Cidades Saudáveis, Cidades Felizes" foi o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitectos (UIA) para ser usado como mote nos vários países que aderem às comemorações.
Este tema visa mostrar como o desenvolvimento de práticas sustentáveis tem impacto no espaço urbano.
O Dia Mundial da Arquitectura é assinalado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro, que este ano é o dia 6, mas as iniciativas, em parceria com as secções regionais e outras instituições associadas ao evento, decorrem ao longo de todo o mês, e algumas exposições ficam patentes até Novembro.
De acordo com a programação, hoje será assinado um protocolo entre a OA e a Casa da Arquitectura em Leça da Palmeira, com vista à criação de um museu de arquitectura de âmbito nacional, e é inaugurada a exposição "12 serigrafias de arquitectos" conhecidos pelo desenho, com obras de Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Alexandre Alves Costa, João Carrilho da Graça e Manuel Graça Dias, entre outros.
Em Matosinhos, a vencedora da 9.ª edição do Prémio Fernando Távora, Susana Ventura, apresentará a conferência sobre a viagem realizada, no âmbito do galardão, ao Japão, Noruega, Finlândia, Suécia, República Checa, Áustria e Suíça.
Esta conferência assinala também a abertura da 10.ª edição do galardão, com a apresentação pública dos elementos do júri e do novo regulamento do Prémio Fernando Távora, instituído pela Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte em 2005.
Lusa/SOL