Os European Festival Awards foram criados em 2009 para reconhecer "o árduo trabalho, visão e criatividade da indústria dos festivais", explica a organização na página oficial.
Entre os nomeados estão cinco festivais portugueses, e os vencedores – escolhidos pelo público, em votação online, e por um painel de especialistas – serão anunciados a 15 de Janeiro em Groningen (Holanda), durante o festival Eurosonic.
Na categoria de melhor festival de grande dimensão, com mais de 40.000 espectadores, estão nomeados o Alive, que aconteceu em Julho em Algés, e o Rock no Sado, cuja segunda edição decorreu em Agosto em Setúbal.
Nesta categoria estão também nomeados festivais como o Roskilde (Dinamarca), Primavera Sound (Barcelona, Espanha), e Le Printemps de Bourges (França).
O Milhões de Festa, em Barcelos, é candidato ao prémio de melhor festival de pequena dimensão (até 10.000 espectadores).
Para melhor festival em espaços fechados – que ocupam várias salas numa ou mais localidades – estão nomeados o Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro e o Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, que decorre nos municípios de Águeda, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar e Oliveira do Bairro.
Os European Festival Awards distinguem ainda o melhor cartaz, o melhor artista cabeça-de-cartaz ou o artista revelação.
Lusa/SOL