Moody’s mantém perspectiva negativa da banca em Portugal

A agência de notação financeira Moody’s manteve hoje a perspectiva (‘outlook’) negativa do sector financeiro português para os próximos 12 a 18 meses, mas admitiu uma revisão em baixa. 

 "Isto poderá resultar numa descida do 'rating' para as seis instituições financeiras que actualmente beneficiam de um ou mais níveis, suportados pela ajuda estatal", avisa a Moody's num relatório hoje divulgado.

A agência justifica a decisão com a nova resolução europeia que aumenta os riscos para os accionistas e credores. 

"A adopção por parte de Portugal da directiva relativa à recuperação e resolução bancária e do Mecanismo Único de Resolução transfere o peso do resgate dos bancos para os accionistas e os credores ", refere a Moody's.

Além das questões de regulação, a agência considera que "o ambiente operacional para os bancos em Portugal continua muito difícil, apesar do reconhecimento de que o regresso do crescimento económico do país está a ajudar a reduzir os riscos impostos ao sector pelas condições macroeconómicas". 

Por último, acrescenta, a recuperação gradual do ambiente macroeconómico irá ajudar a abrandar a tendência de crescimento do crédito malparado e, gradualmente, a reduzir as necessidades de provisionamento, aliviando parcialmente a pressão sobre a rentabilidade e o capital dos bancos".

Lusa/SOL