Um estudo realizado pela YouGov UK, citado pelo Huffington Post, mostra que, com o passar do tempo, as pessoas têm tendência a deixar de dizer que amam o/a seu/sua companheiro/a. Mais de 2000 pessoas responderam ao inquérito realizado por esta organização – alguns casais estavam juntos há apenas uns meses e outros há 50 anos.
As conclusões são curiosas: Os casais que estão juntos há cinco anos ou menos são os que usam mais a expressão ‘amo-te’ – mais de 50% usa-a todos os dias.
No entanto, os números vão baixando à medida que os anos vão aumentando. Dos casais que estão juntos há 10 anos, apenas 33% diz ‘amo-te’ todos os dias. Os que partilham ‘o ninho’ há 50 ou mais anos são os que menos usam esta expressão: Apenas 18% a usa diariamente.
Para além disso, 10% dos casais que estão juntos há uma e duas décadas nunca disseram que se amavam. A percentagem ‘salta’ para 30% quando se trata de casais com 50 ou mais anos de vida partilhada.
O sentimento também muda
Não é só a falta do uso da palavra que afecta a maioria dos casais. O sentimento em si também se vai dissipando com o passar do tempo, explica o mesmo estudo.
Apenas 11% dos participantes disseram que estavam “loucamente apaixonados” pelo/a seu/sua parceiro/a. 49% disse apenas que o/a amava, enquanto 21% disse gostar muito dele/a, mas que já não se sentiam ‘in love’.
Para além disso, 11% admitiu que estava com a outra pessoa apenas por razões práticas e não emocionais.