Os anos passam e continuamos com Cole Porter ‘debaixo da pele’

Já todos ouvimos ‘I Get a Kick Out of You’, ‘I’ve Got You Under My Skin’, ‘I Love Paris’ ou ‘Anything Goes’ (recentemente interpretada por Tony Bennett e Lady Gaga). Há ainda o homem por detrás da obra.

Cole Porter morreu há exactamente 50 anos, deixando um enorme legado musical. Nascido em 1891, no Indiana, este norte-americano, descendente de uma família abastada, desafiou tudo e todos e decidiu fazer da música o seu meio de subsistência. 

Começou a alcançar o sucesso em meados dos anos 20, após se ter mudado para Paris, cidade onde escreveu algumas das suas obras mais conhecidas. No anos 30 conquistou a Broadway, tornando-se num dos maiores cantautores de todos os tempos.

Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Diana Krall, Jamie Cullum, Shirley Bassey, Tony Bennett, Lady Gaga, Neneh Cherry, Carly Simon e Rod Stewart são apenas alguns dos artistas que interpretaram os clássicos criados por Cole Porter.

Morreu com apenas 73 anos, aclamado por milhares, mas desconhecido por outros tantos, que tocam e cantam as suas músicas no dia-a-dia sem muitas vezes saberem quem é o homem por detrás da pauta.

joana.alves@sol.pt