Chrysler vai recolher 907 mil carros devido a duas avarias

O grupo Chrysler anunciou esta quinta-feira que vai recolher 907 mil carros devido a duas avarias distintas, avançou a Reuters. Em causa estão, por um lado 470 mil modelos da Chrysler, Dodge e Jeep, e por outros 437 mil Jeep de um só modelo, o Wrangler.

No caso do Wrangler, foi detectado que é fácil entrar água nos espelhos retrovisores. A falha pode levar a um curto-circuito em todo o sistema eléctrico do carro e provocar um acidente. Afecta apenas os Wrangler fabricados entre os anos 2011 e 2013, nas versões com espelhos exteriores aquecidos. A esmagadora maioria desses jipes está nos Estados Unidos, Canadá e México (358.548 carros), mas a Europa e os restantes mercados da Jeep ainda receberam 78.369 Wrangler nesses três anos. 

Contactada pelo SOL, fonte da marca em Portugal afirmou não ter recebido ainda o habitual aviso internacional no sistema informático – a Chrysler afirmou que a recolha começará a ser feita apenas a partir de 5 de Dezembro. No entanto, explicou que as versões comercializadas em Portugal não incluem espelhos aquecidos, excepto algumas unidades isoladas, chegadas como excedente de stock de outros países.

O outro problema, que afecta 470 mil carros, mas de vários modelos (Chrysler 300, Dodge Charger e Challenger, e Jeep Grand Cherokee), prende-se com o alternador, que pode levar o motor a desligar-se repentinamente ou provocar um pequeno incêndio. Também esta falha, que abrange versões de 2011 a 2014, passa praticamente ao lado de Portugal. Está circunscrita aos modelos equipados com um potente motor de 3,6 litros a gasolina, do qual apenas 17 mil dos 470 mil carros é que não estão a circular nos EUA, Canadá ou México. 

emanuel.costa@sol.pt