Faz tudo pelas suas “babes”. Como sentiu que tinha um dom que não podia guardar só para si, Jorge Daniel, uma das ‘personagens’ mais carismáticas do Facebook, decidiu partilhar alguns conselhos “para os homens que não sabem agradar a uma mulher”.

Entretanto, o sucesso foi tanto que até já passa serões com João Manzarra a jogar ping-pong.

Como surgiu a ideia de criar esta página?

Jorge Daniel: Há uns anos na escola, numa aula de computadores, todos os alunos foram obrigados a criar uma página para apresentar no trabalho final. Por exemplo, o Marco Íris fez uma página de motas porque o pai dele vende peças e guarda-lamas à unidade. Eu, como o meu forte são babes, fiz uma página de conselhos e ideias para homens que sofrem e não sabem como agradar a uma mulher.

E teve boa nota?

Não só passei a ITI como tive a décima segunda melhor nota da turma. E a professora até me convidou para ir lá jantar a casa dela.

Onde vai buscar inspiração para as suas piadas?

As piadas que sei é o meu pai que me conta. O que eu meto na minha página são cenas da minha vida. Coisas que vão no coração de um artista, cenas com sentimentos tipo poemas, pensamentos emocionais e isso. 
Uma vez escrevi: “O teletexto é a internet dos pobres.” As pessoas meteram muitos LOLs, que quer dizer rir bué.

Quem é o Jorge Daniel? De onde vem, quantos anos tem e o que faz?

Eu sou da Magueigia, que fica pertinho de Vale Sumo, tenho 19 anos e neste momento estou a tirar um tempo para relaxar e aproveitar a vida. Os últimos anos têm sido a 1000% e às vezes, se não tivermos descanso, a máquina pode começar a acusar cansaço. A vida são dois dias, por isso faz directa.

Emigrei para França onde estava a trabalhar na discoteca La Baguete, com o DJ Gnomo. Depois aquilo ardeu e eu fiquei sem trabalho. Andei uns tempos a vender frangos vestido de galinha, depois fui controlador de caricas numa fábrica e um dia ganhei um bilhete para andar no Mediterrâneo com tudo pago menos espetadinhas de fruta na piscina.

Depois de ter dado a volta ao mundo no cruzeiro MSC Opera voltei a casa e tenho visto séries. Gosto do Lost e o Breaking Bad também é fixe. O careca é altamente mas é mau.

O que faz do Jorge Daniel uma pessoa tão especial?

22 cms

Qual foi a situação mais caricata que teve algum dos seus fãs?

Duas gémeas francesas com quem eu tive um caso, e as duas engravidaram de mim na mesma noite. Não sei como é que isso ficou mas elas pedem para lhes enviar dois envelopes com 20 euros por mês. No Natal querem 25 euros.

E situações mais ‘chatas’?

Situações chatas? Chato é levar com um cortador de lenha nas costas como um amigo do meu tio que agora está acamado e tem de comer tudo por uma palhinha. Até bifes, e bolonhesa que está sempre a entupir o tubo.

Existem pessoas que se sentem insultadas com os seus posts?

O Marco de Camilis uma vez ligou-me. O meu primo Hélio vê montes de famosos e uma vez ele contou-me que tinha visto o Marco de Camilis na rua a falar com uma mulher e a dizer alto que o multibanco estava sem dinheiro mas que ainda dava para ver o saldo. Depois o Marco de Camilis  descobriu e ligou-me a dizer que não era ele porque não tinha nenhum gorro do Chicago Bulls e nunca tinha ido a Alvaiázere. Mas eu acho que era mesmo ele, porque ao telefone estava muito nervoso e dava para perceber que tinha alguma coisa a esconder.
O Luís Avelãs também ficou chateado mas depois ficou tudo bem.

Quem o ajuda a gerir a página?

O meu pai uma vez disse-me para eu meter um vídeo dos Scorpions.

Como classifica o seu tipo de humor?

Classifico-o com esta frase: “ Pedras no caminho? Apanho-as todas e construo um castelo.”

Esta frase acho que é do Dalai Lama. É um dos meus heróis porque era simples e não matava nenhum animal, fazia meditação e andava sempre com a mesma túnica.

Este é um projecto para continuar?

Não posso parar porque não gosto de deixar babes desamparadas sem uma palavra de amor regular.

Há quem lhe chame projecto, eu chamo-lhe vida. E tal como o meu avô, o lema da minha vida é: "live fast die young!”

O sucesso é tanto que o próprio João Manzarra não resiste a disputar uma partida de ping-pong com Jorge Daniel.

"Ter levado uma coça do Jorge Daniel está no top dos momentos humilhantes da minha vida. Vou tentar ultrapassar isto com coragem", escreveu o apresentador na sua página no Facebook. O melhor mesmo é ver o vídeo do momento.

joana.alves@sol.pt

rita.porto@sol.pt