A informação foi avançada à imprensa espanhola pelo porta-voz da família da paciente e foi entretanto confirmada por fonte hospitalar.
Falta agora um segundo exame, uma contra-análise, para oficializar o triunfo de Teresa na luta contra a doença.
Ainda este domingo tinha sido noticiada a melhoria do estado de saúde da auxiliar de enfermagem. Não apresenta sintomas graves, queixando-se apenas de reduzida capacidade pulmonar. E há três dias que retomou a alimentação pela boca.
Teresa recebeu vários tratamentos para o ébola, incluindo duas terapias experimentais. Uma delas passou pela transfusão de sangue proveniente de outro paciente que tinha superado a doença.
Recorde-se que Teresa integrara a equipa prestou auxílio a um missionário espanhol contaminado com ébola em África que fora repatriado para Madrid. As autoridades afirmam que o contágio terá acontecido devido a uma violação dos procedimentos de segurança por parte da auxiliar de enfermagem.
O facto de Teresa só se ter apresentado no hospital uma semana após o início dos sintomas causou enorme alarme na capital espanhola, onde várias pessoas foram internadas por precaução, mas sem confirmação dos receios de contaminação.