BCP poderá falhar testes de stress

O Banco Comercial Português (BCP) deverá fazer parte da lista de bancos que chumbou nos testes de stress.

Segundo avança o Jornal de Negócios, o BCP deverá integrar a lista de 25 instituições bancárias que vão falhar esta avaliação – que tem por base as contas de 2013. Ainda assim, desse total, 15 bancos já não terão de tomar medidas para reforçar os seus rácios de capital, uma vez que o fizeram ao longo deste ano. O BCP estará neste grupo, segundo a mesma fonte.

Na prática, e após a venda de activos e outras medidas para aumentar a sua solvabilidade, se a instituição liderada por Nuno Amado fosse testada hoje, já não chumbaria.

Os resultados relativos a 130 bancos europeus, onde se incluem também a Caixa Geral de Depósitos e o BPI, serão divulgados domingo pelo Banco Central Europeu e a Autoridade Bancária Europeia.

Hoje, o BCP anunciou que antecipou também para Domingo a divulgação de resultados até Setembro, que estava prevista para 17 de Novembro.

“O Banco Comercial Português informa que, na sequência do exercício de capital e testes de stress à banca europeia a divulgar no próximo dia 26 de Outubro [domingo], às 11h00 (hora de Lisboa), decidiu antecipar a divulgação dos resultados consolidados do 3º trimestre de 2014, de modo a reflectir já o impacto deste exercício nas contas trimestrais, bem como permitir uma visão integral (nomeadamente em termos de solvabilidade) do Banco a 30 de Setembro de 2014”, explica em comunicado enviado à CMVM. Na segunda-feira às 16h30, após o fecho da bolsa, o BCP fará uma conferência de imprensa, acrescenta.

ana.serafim@sol.pt