A atribuição da medalha, proposta pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto (PS), foi aprovada por unanimidade.
Na proposta, a vereadora recorda que a carreira cinematográfica de John Malkovich é marcada por vários filmes realizados em Portugal, nomeadamente os filmes de Manoel de Oliveira "O Convento" (1995), "Vou para Casa" (2001) e "Um Filme Falado" (2003).
O actor participou ainda em filmes com produção nacional, tendo feito parte do elenco de "Linhas de Wellington", produzido por Paulo Branco.
"A paixão de John Malkovich por Lisboa e por Portugal é reconhecida e o actor mantém-se um porta-voz internacional encantado com a afabilidade local, a geografia e o clima da cidade, a arquitectura e a diversidade cultural", pode ler-se na proposta.
Para Catarina Vaz Pinto, "é através do seu envolvimento com o cinema português que John Malkovich estabelece e aprofunda a sua ligação afectiva com Lisboa e com o país".
John Malkovich é um dos homenageados da edição deste ano do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre de 07 a 16 de Novembro em várias salas de Lisboa e do Estoril (concelho de Cascais).
O festival acolherá, em estreia, a exposição "Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to photographic masters", do fotógrafo Sandro Miller e na qual o ator norte-americano recria fotografias que se tornaram icónicas, imitando poses, por exemplo, de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Alfred Hitchcock e Marilyn Monroe.
Da programação do festival faz também parte a antestreia do filme "Variações de Casanova", de Michael Sturminger, uma coprodução portuguesa, francesa, austríaca e alemã e que contou com a participação do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Câmara Municipal de Lisboa, da Associação de Turismo de Lisboa e da RTP.
O filme, em que Malkovich é protagonista, inspira-se na obra "História da Minha Vida", de Giacomo Casanova, e em algumas cenas de óperas de Mozart e Lorenzo da Ponte e foi filmado totalmente em Portugal, nomeadamente no Teatro Nacional de S. Carlos.
A antestreia do filme está prevista para 08 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com a presença do realizador e de John Malkovich.
Lusa/SOL