Portugueses continuam a cortar nas idas às compras

Os portugueses continuam a reduzir o número de vezes que vão ao supermercado. Até Outubro, a frequência de compra, medida através do tráfego nas lojas, caiu 4,4% face aos primeiros dez meses de 2013, revelou hoje a Kantar Worldpanel.

A consultora indica ainda que esta queda “não está a ser compensada pelo aumento do volume comprado em cada acto” que cresce apenas 1%, em particular no que diz respeito aos artigos de grande consumo.

“Este processo de redução feito pelos lares verifica-se desde 2010, de forma lenta, mas constante, ao longo destes últimos quatro anos”, contabilizam os dados da Kantar, que situa a redução desde 2010 em 2,8%.

“Os lares portugueses continuam a reduzir e a optimizar as compras, como demonstra a continua queda do volume comprado pelas famílias, pelo menos até Outubro último”, constata em comunicado.

Conclui ainda que, perante os dados “as acções promocionais dos retalhistas ou dos produtores não estão a conseguir – em termos globais – aumentar nem a frequência de compra, nem a compra por ato, de forma a conseguir fazer crescer o mercado, em termos de volume total comprado”.

ana.serafim@sol.pt