Segundo o presidente da Associação, Nuno Caroça, a suspensão da Colheita de Sangue, que iria decorrer até às 12:30, foi decidida pelo Instituto Português de Sangue e da Transplantação como medida de precaução.
Esta medida pretende sobretudo proteger os dadores, que para dar sangue devem estar em perfeito estado de saúde, explicou Nuno Caroça, adiantando que a bactéria 'legionella' não se transmite por via sanguínea.
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Póvoa de Santa Iria tem prevista a promoção de uma outra Colheita de Sangue na sexta-feira em Santa Iria da Azóia.
As autoridades estão ainda a investigar a fonte das 90 infecções por 'legionella' registadas até ao momento, num surto que consideram preocupante e que já causou um morto, atingindo principalmente o concelho de Vila Franca de Xira.
A quase totalidade dos casos detectados, está concentrada na área de Vila Franca de Xira, nomeadamente nas localidades de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.
Dos 90 casos detectados, 59 estão internados no Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes estão espalhados por todos os hospitais da Grande Lisboa, como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o hospital de Amadora-Sintra, o hospital das Descobertas e o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Do surto já resultou um morto, um homem de 59 anos, fumador, que tinha antecedentes de problemas respiratórios.
A bactéria 'legionella' desenvolve-se em meio aquático e a infecção ocorre por inalação de gotículas contaminadas, não pela ingestão de água, causando pneumonias, com febre alta, arrepios, dores de cabeça e musculares como sintomas.
O que é a Legionella? Tudo o que precisa de saber sobre o surto que deixou Portugal em alerta, aqui.
Lusa/SOL