Portugal, o país dos Smart?

Este mês são colocados à venda em Portugal os novos modelos Smart, um de dois lugares e outro de quatro. Para a Mercedes-Benz, casa-mãe da marca de carros citadinos, o objectivo é aumentar ainda mais a presença em Portugal, um dos países do mundo com mais Smart vendidos.

Portugal, o país dos Smart?

Tem apenas dois lugares e uma mala pequena, mas é capaz de ‘entrar’ em qualquer lugar de estacionamento, mesmo na perpendicular. Essa característica cedo atraiu os condutores portugueses, e o nosso país tornou-se rapidamente um dos mercados mais fortes para o pequeno alemão. Desde 2001, foram vendidos cerca de 30 mil Smart em Portugal, o que coloca o nosso mercado no top 15 mundial em termos de vendas totais (ao todo saíram 1,6 milhões das fábricas). Já em termos de market share, a percentagem face ao total das vendas de carros, Portugal foi tendo sempre ou a liderança, ou o segundo lugar. 

Agora a marca lança dois novos modelos, o tradicional de dois lugares (fortwo) e o regressado forfour (de quatro lugares, que já não existia há sete anos), e pretende crescer ainda mais em Portugal. “O chão está muito bem trabalhado”, afirmou esta segunda-feira Carsten Dippelt, director geral de vendas e marketing da Mercedes-Benz Portugal, numa apresentação em Cascais. O responsável da marca alemã acredita que o novo modelo de quatro portas abre um pouco o caminho para chegar a novos clientes, já não tão citadinos. E o facto de o ‘chão’ ter sido tão bem ‘trabalhado’ em Portugal permite antecipar uma posição melhor do que o estar no top 15 mundial.

Quanto à demora em lançar de novo um modelo de quatro lugares, os responsáveis da Mercedes-Benz em Portugal dizem que foi mais esperar pela altura certa. Quiseram manter o tempo de vida do fortwo e, ao desenvolver a nova geração, fazê-lo logo em duas variantes. Duas portas, dois lugares e o tamanho extra para os conter é o que distingue os dois modelos. Ambos são colocados à venda este mês, com preços a começar nos 10.950 da versão fortwo de 71 cavalos e caixa manual de 5 velocidades, custando o forfour mais 1.000 euros. O motor mais económico, com 61 cavalos, chega já em 2015, sendo disponibilizada uma caixa automática de dupla embraigem a partir do próximo ano também.

A Mercedes-Benz escolheu também Portugal, Lisboa, para fazer a formação dos seus vendedores da Smart, passando cerca de 2.300 pessoas pela capital até 29 de Novembro.

emanuel.costa@sol.pt