Quem imagina Anshuman Vohra como um típico britânico, descendente de uma vasta linhagem de apreciadores de gin, está muito enganado. Primeiro por que Anshuman (como o nome revela) é indiano, filho de diplomatas, viveu em meia dúzia de países, reside actualmente nos Estados Unidos e só em 2004 reparou que “havia uma necessidade de melhorar dois aspectos no gin: o sabor e a imagem. Para o primeiro, apostei numa variedade suave, aromática e leve, e para o segundo pensei num produto jovem, na moda e elegante”. No entanto, nessa altura trabalhava a tempo inteiro na JP Morgan, e sobravam-lhe apenas os fins-de-semana e as noites para poder escolher o produto, delinear o plano de negócio e fazer o levantamento do capital necessário e dos parceiros certos, sendo que o seu primeiro investidor foi, nada mais, nada menos, do que o seu colega de apartamento.
Finalmente, em 2006, deixou o emprego – para muitos de sonho – em Nova Iorque e dedicou-se em exclusivo ao mundo do gin. “Sempre quis ser empresário. Fiquei ainda mais entusiasmado quando decidi qual o produto em que iria investir e estabeleci uma visão para o mesmo”, disse aos jornalistas durante um encontro no Hotel Sheraton, em Lisboa.
Actualmente a sua assinatura é um gin artesanal, com uma mistura de 12 botânicos de oito países e três continentes. Agora parece um grande feito, mas em 2007 o jovem de 36 anos vendia pessoalmente o seu gin porta-a-porta na cidade de Nova Iorque, contando apenas com a ajuda de mais um vendedor.
“Os meus pais, como em qualquer boa família indiana, queriam que eu fosse médico. Quando lhes disse que o meu sonho era ser banqueiro, ficaram muito zangados, mas quando lhes disse que ia largar o meu trabalho, aparentemente estável, para abrir a minha própria empresa, ficaram estupefactos!”, diz a brincar, admitindo que hoje já estão mais satisfeitos com o seu sucesso no mundo empresarial. Não é para menos, no ano passado produziu mais de 900 mil garrafas, sendo que só Espanha representa 60% do volume de negócios global da empresa, que está presente em 22 países.