“Amour Fou” é uma comédia romântica livremente baseada no suicídio do poeta Heinrich von Kleist, em 1811, em Berlim, no período do romantismo.
O Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa foi atribuído a “Phoenix”, do alemão Christian Petzold, centrado em Nelly Lenz, uma sobrevivente de um campo de concentração que ficou seriamente desfigurada e é levada para Berlim por Lene Winter, da Agência Judaica. O prémio constitui uma homenagem ao cinéfilo e antigo director da Cinemateca Portuguesa João Bénard da Costa.
O Prémio Revelação foi para “Heaven Knows What”, dos norte-americanos Joshua e Bem Safdie, baseado na história de vida de Arielle Holmes, contada em livro, uma jovem heroinómana que, até há um ano, vivia nas ruas de Nova Iorque.
A actriz sueca, criada em Espanha, Ingrid García Jonsson, venceu o Prémio de Melhor Actriz com o papel desempenhado em “Hermosa Juventud”, do catalão Jaime Rosales.
“Angels of Revolution”, do russo Aleksei Fedorchenko, venceu o prémio Cineuropa.
O júri desta edição do Lisbon & Estoril Film Fest era composto pela fotógrafa norte-americana Nan Goldin, o escritor grego Dimítris Dimitriádis, a escritora e jornalista polaca Dorota Maslowska, o artista e realizador francês Philippe Parreno e o artista português Francisco Tropa.
Foi ainda atribuído o Prémio Meo, que distingue o trabalho dos alunos das Escolas Europeias de Cinema, e cujo júri este ano foi composto pelos escritores Peter Handke e Dulce Maria Cardoso e a figurinista Birgit Hutter.
A distinção foi atribuída ex-aequo a “Para pero Sigue”, de Lud Monaco, da Escuela de Cine Barcelona, Espanha, e a “Paul e Virginie”, de Paul Cartron, do Institut des Arts de Diffusion, Bélgica.
Nesta categoria foram ainda atribuídas Menções Honrosas a “Poço das Almas”, de Filipa Pinto, da Escola Superior de Teatro e Cinema, a “Saba”, de Sara Santos, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, e a “Do Outro Lado”, de Artur Maurício, da ETIC – produções de alunos de escolas portuguesas.
O Lisbon & Estoril Film Festival decorreu desde o dia 07 de Novembro e termina hoje em salas do Estoril, Cascais e de Lisboa.
Lusa/SOL