Band Aid. Será que eles (já) sabem que é Natal?

Passaram trinta anos desde o primeiro Band Aid ‘Do They Know It’s Christmas?’ (Será que eles sabem que é Natal), que em 1984 angariou dinheiro para a Etiópia. Três décadas depois o mote é diferente, este ano a causa é o ébola, mas a fórmula de usar caras conhecidas e a música são as mesmas.

À venda a partir de hoje, o single ‘Do They Know It’s Christmas?’ conseguiu arrecadar um milhão de libras (1,25 milhões de euros) nos primeiros cinco minutos.

A campanha conta com alguns habitués como Bono (dos U2) e Chris Martin (dos Coldplay), mas também com estreantes como os One direction ou Ed Sheeran, entre outros.

As gravações foram no sábado em Londres, no bairro de Notting Hill, no mesmo local onde gravaram a canção original, escrita por Midge Ure e Bob Geldof, o grande impulsionador da campanha. À espera de ver as caras conhecidas estavam milhares de pessoas.

Além da causa ser diferente, a nova versão teve também alterações na letra. "Where the only water flowing is the bitter sting of tears” (Onde a única água que corre é a ferroada amarga das lágrimas) foi substituida por “Where a kiss of love can kill you and there's death in every tear" (Onde um beijo de amor te pode matar. Onde há morte em cada lágrima).

A algo polémica frase, da canção original, “Well tonight thank God it’s them instead of you” (Esta noite, agradece a Deus serem eles e não tu) também foi alterada para “Well tonight we’re reaching out and touching you” (Bem, esta noite estendemos a mão para vos tocar).

Substituição essa que muito agradou a Bono, pois o vocalista dos U2 dizia detestar o verso original.

Oiça e veja as duas versões

2014 – Ébola

1984 – Fome na Etiópia

SOL