Algarve vs Canárias

No Algarve a exploração hoteleira é grande mas ainda não se compara com o que acontece na Gran Canária. Na capital, Las Palmas, foram destruídas dunas para construir hotéis e aparthotéis. Alguns seriam depois transformados em habitações. Até a autarquia local de Las Palmas funciona num antigo aparthotel. 

A comparação do turismo com o Algarve – cuja época alta é no Verão (Julho/Agosto) enquanto na Gran Canária é no Inverno (Novembro) – também difere no tipo de turistas: o grosso do turismo da região portuguesa vem do Reino Unido (895 mil hóspedes em 2013, segundo dados do Turismo de Portugal), seguido da Alemanha (267 mil) e Espanha (227 mil).  

Na Gran Canária, entre Novembro de 2013 e Abril de 2014, 39% dos visitantes eram de países escandinavos, onde se inclui a Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia (em Portugal estes países ocupam apenas a 7.ª posição), seguidos dos alemães (504 mil) e britânicos (232 mil), tendo alcançado mais de dois milhões de turistas só nos meses de Inverno. Em 2013, apenas 1% (22 mil) dos turistas estrangeiros eram de nacionalidade portuguesa.  “A nossa previsão é aumentar esse número para os 27 mil”, afirma ao SOL Melchor Camón, conselheiro para o Turismo da Gran Canária.

sonia.cerdeira@sol.pt