Pousadas de Portugal reposicionam-se para duplicar resultados

Hoje é o primeiro dia de uma nova etapa na rede Pousadas de Portugal. Estas unidades hoteleiras, geridas pelo Grupo Pestana, têm um novo plano estratégico para o triénio entre 2015 e 2018, que passa pelo reposicionamento da oferta e pela aposta na portugalidade.

E o objectivo é duplicar os resultados operacionais nesse período, passando dos três milhões de euros previstos para este ano para os seis milhões, em 2018, explicou hoje José Theotónio, administrador do grupo Pestana, em conferência de imprensa.

Desta “estratégia de ataque”, como a descreveu, faz parte uma nova segmentação da oferta das Pousadas, que passam a estar divididas em três categorias: Monument Hotel, Historic Hotel e Charming Hotel, cada uma com experiências e diferenciadas e preços distintos.

Haverá ainda uma aposta na Portugalidade, através da gastronomia ou da cultura. Por exemplo, nas ementas dos restaurantes da rede haverá menus com pratos típicos de cada região e doces regionais, mas também vários eventos gastronómicos ao longo do ano.

Serão também feitas parcerias com artesãos e artistas locais. E nos vários momentos de contacto com o cliente – no check in, em informação deixada no quarto, nas ementas – serão contadas lendas e explicada a história da pousada e dos pratos sugeridos.

Algumas unidades passarão também a aceitar cães, uma vez que outra das intenções é captar mais famílias.

Este novo plano estratégico inclui um investimento de 13,5 milhões de euros numa primeira fase, que deverá estar concluída nos próximos seis a nove meses. Desse total, 400 mil euros serão para divulgação e promoção da marca em Portugal e no estrangeiro.

Outros 3,5 milhões vão para a renovação e melhoramentos nalgumas das pousadas já existentes, sobretudo no Alentejo.

E os restantes nove milhões estão a ser investidos na Pousada de Lisboa, no Terreiro do Paço. Actualmente em construção, terá cerca de 90 quartos e deverá inaugurar em Junho de 2015.

“Será uma unidade de referência para as Pousadas de Portugal e para Lisboa” e “uma ajuda grande na implementação deste novo plano”, frisou José Theotónio.

O responsável explicou ainda que esta estratégia surge para “aproveitar os bons ventos que sopram do lado da procura” e que começaram a sentir-se em 2013, após quebras de 50% no mercado nacional, desde 2010.

Já este ano, a procura por parte dos portugueses subiu 20,5%, pesando 29% nas receitas, contra 27% em 2013. Também o público internacional tem aumentado nas pousadas com aumentos de franceses (+19%), espanhóis (+11,5%) ou brasileiros (+9%).

No total, as vendas na rede de 35 pousadas estão com crescimentos de 10% e o resultado operacional evoluiu 30%.

ana.serafim@sol.pt