Jogo online previne violência no namoro

O protótipo do jogo UnLove, desenvolvido por estudantes do departamento de Comunicação de Arte (deCA) da Universidade de Aveiro (UA) sob coordenação da professora Margarida Almeida, é apresentado hoje na academia de Aveiro como forma de assinalar o “Dia Internacional de Erradicação de Violência sobre as Mulheres”.

Correspondendo a um desafio do Movimento Democrático das Mulheres (MDM), o UnLove trata-se de um jogo online, de acesso gratuito, cujo principal objectivo é sensibilizar adolescentes e jovens para o tema da violência no namoro e para a importância de viverem relações íntimas equilibradas e relacionamentos interpessoais saudáveis.

“Trata-se de um paradigma que parte do pressuposto de que existem diferentes cenários, visões e dimensões no fenómeno”, aponta Margarida Almeida, professora do DeCA. “O jogo UnLove pretende constituir-se como uma ferramenta de educação e promoção para a saúde e de apoio à intervenção social e educativa na área da prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro”, pode ler-se no comunicado que anuncia o lançamento do protótipo.

O UnLove permite que os jovens definam e personifiquem as suas personagens, podendo também escolher entre uma relação hetero ou homossexual. Ao longo da história, terão a oportunidade de vivenciar e testemunhar diferentes situações de violência no namoro.

Margarida Almeida refere ainda que o objectivo é “dar continuidade ao protótipo desenvolvido, produzindo uma versão final do jogo que possa ser validada junto do público-alvo a que se destina. E que se possa constituir como uma efectiva ferramenta de apoio à intervenção social e educativa na área da prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro”.

simoneta.vicente@sol.pt